Comprar Ingressos

DANÇA

Tajna­vur: dos templos aos palcos

26.10.01

Patricia Romano (depois de seu casamento com o Sr. Shreedharan Pillai Madhusudanan Nair, Patricia Madhusudanan) é bailarina, coreógrafa e professora de danças com especialização em Danças Clássicas Indianas.


Formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dancing of London em 1982, é considerada ha mais de 10 anos, um dos maiores expoentes da Dança Indiana no Brasil assim como no exterior .


Após ter se tornado discípula da renomada mestra indiana Shrimathi Kalamandalam Sumathi, passou a dedicar-se total e exclusivamente à arte e cultura indianas. Em 1996, sob orientação de sua Guru (Mestra) iniciou a primeira filial da Natyalaya School of Classical Dances no ocidente, na cidade de São Paulo, Brasil. Patricia é especializada em três estilos de Danças Clássicas do Sul da Índia (Bharathanatyam, Mohiniyattam e Kuchipudi) estilos nos quais foi precursora no Brasil.


Também foi precursora na formação do primeiro Grupo de Dança Indiana na América Latina, em 1997, e atualmente reconhecido nacional e internacionalmente tanto por sua excelência técnica nos itens clássicos quanto na beleza e inovações dos itens contemporâneos. O Grupo Natyalaya é reconhecido também por manter a essência da tradição cultural indiana.


Reconhecimento

Considerada um expoente desta arte no Brasil, em 1998 Patricia foi homenageada pelo Consulado Geral da Índia no aniversário de 51 anos de Independência com uma placa “por seu talento e contribuição em divulgar a cultura indiana no Brasil”.


Em 2005 recebeu a “Comenda Swami Vivekananda” dos Consulados A.H. da Índia de Minas Gerais e Rio de Janeiro das mãos de Swami Nirmalatmananda da Ordem Ramakrishna Vedanta “por suas demonstrações inequívocas no que se refere à fomentação das relações comerciais e culturais entre o Brasil e a Índia, e ao distinto esforço de apoio à comunidade via ações sociais e humanitárias”.