Comprar Ingressos

PERFORMANCE

Gustavo Sol: Sombrio

Gustavo Sol: Sombrio

28 e 29.04.18: sábado e domingo 20h

Sombrio é um experimento inédito com interação tecnológica ao vivo de Gustavo Sol.

Usando sensoriamento neuromuscular, cardíaco e rastreamento de movimento, o artista investiga estados performativos ligados ao enfrentamento da morte.

A composição de estados ao vivo é uma característica de seu trabalho que tem evoluído junto à aplicação de dispositivos de sensoriamento biométrico como recursos de dramaturgia digital em parceria com a equipe do LABORE - Laboratório de Reabilitação e Robótica - IFSP, sob a coordenação de Dr. Paulo Marcos de Aguiar.

Aqui Gustavo Sol usa também um microscópio digital, vídeos, imagens e sons de exames médicos como elementos de uma etnografia pessoal retomando o sentido trágico na performance contemporânea.

Sua parceria com a bailarina e coreógrafa Juliana Moraes também tem na composição de estados e texturas ao vivo e na etnografia pessoal pontos de contato e fonte de material poético. Em Sombrio, essa relação se dá por meio da memória do medo da morte.

Claire Jézéquel canta e performa junto em uma participação especial enquanto Gustavo Sol e Dalmir Rogério preparam um boneco orgânico e sensores no corpo usados como dispositivos performativos e alimentos simbólicos.


Gustavo Sol
Doutor em Artes pela ECA/USP (2017), Mestre em Semiótica pela PUC/SP, (2008) e Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP (2000). Pesquisa a relação entre computação, neurociência e performatividade utilizando técnicas de biosensoriamento como interfaces dramatúrgicas e poéticas. Memória e etnografias pessoais marcam seus processos criativos em diferentes linguagens artísticas.


Criação geral, concepção, e performance - Gustavo Sol
Dramaturgia Digital (programação Arduino e Isadora) - Gustavo Sol
Composição corporal ao vivo - Juliana Moraes
Cenografia e performance - Dalmir Rogério Pereira
Participação Especial - Claire Jézéquel
Edição de som - Bruno Elisabetsky
Pesquisa de sensoriamento biométrico - LABORE - Laboratório de Reabilitação e Robótica - IFSP, Coord. Dr. Paulo Marcos de Aguiar.
Pesquisadores Labore: Ms. Gedeane Kenshima, Ms. Paulo Urbano, Ms. Felipe Caatanheda.
Soldagem e programação de módulos ECG/EMG - Carlos Fellip.
Provocadores - Thaís Gonçalves, Mônica Toledo e convidados