LUGAR DE EXPERIÊNCIAS

 

O Centro da Terra é um espaço cultural autônomo com programação dirigida a todos os públicos, focada nas produções, apresentações e ações de formação em Música, Artes Cênicas e Visuais que priorizem a linguagem contemporânea.

 

Inaugurado em 2001 e reformado em 2015, suas instalações abrangem um teatro com palco italiano, um ateliê, uma praça de convivência com um café, um terraço e salas multiuso.

 

O espaço é gerido pela Kompanhia do Centro da Terra, associação sem fins lucrativos que, além de produzir e apresentar seus espetáculos, apoia e incentiva artistas emergentes, projetos independentes e grupos que dialogam com sua produção e pesquisa.

 

A escolha da programação é feita por uma equipe de curadores que, a partir de suas pesquisas autorais, trazem para o Centro da Terra trabalhos experimentais de artistas emergentes e/ou consagrados, lançamentos, remontagens, temporadas pós estreia e projetos especiais.

 

Abriga a Escola de Artes Grão do Centro da Terra, que desenvolve um curso livre em que crianças e adolescentes participam de experiências estéticas nas diversas linguagens artísticas e que tem como fundamento a liberdade de criação, a ludicidade e a participação coletiva em percursos singulares.

 

O Teatro situa-se a doze metros abaixo da superfície terrestre. Foi inaugurado no dia 3 de setembro de 2001, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício, no bairro do Sumaré. Seu nome vem da sua localização subterrânea e é, também, uma homenagem ao espetáculo Viagem ao Centro da Terra realizado, em 1992, pela Kompanhia do Centro da Terra.

 

EQUIPE E COLABORADORES

 

diretor e fundador
Ricardo Karman

 

coordenação
Keren Ora Karman
teatro@centrodaterra.com.br

 

coordenação pedagógica Grão do Centro da Terra
Lucília Franzini
Maria Cecília Franzini
Paula Ruggiero
grao@centrodaterra.com.br

 

professores Grão do Centro da Terra
Beatriz Bianco
Cuca Bollafi
Silvia Bogik Haddad
Verônica Gentilin

 

curadoria Música
Alexandre Matias
www.trabalhosujo.com.br

 

curadoria Artes Cênicas
Ruy Filho
www.antropositivo.com.br

 

curadoria Infantil
Dib Carneiro
www.pecinhaeavovozinha.com.br

 

técnicos
William de Souza
Antônio Lima

 

produção
Alê Fernandes
producao@centrodaterra.com.br

 

comunicação
Fran Rockita
comunicacao@centrodaterra.com.br

 

secretaria
Luiza Neves
secretaria@centrodaterra.com.br

 

serviços gerais
Luciana Alves
Vânia

 

Apoio e Patrocínio

 

“A Arte sozinha não salva o mundo, mas sem ela resta pouco o que salvar”. S. Basbaum

 

A Kompanhia do Centro da Terra, com sede no Teatro do Centro da Terra, é uma associação privada SEM fins lucrativos, fundada em 1989 por Ricardo Karman.

 

Com objetivo essencialmente cultural, buscamos a excelência artística em nossos projetos, e o acesso democrático aos espetáculos apresentados.

 

Para isto contamos essencialmente com a venda dos ingressos, mas também com apoios de empresas através das leis Rouanet e ProAC ICMS, e outras colaborações em serviços e parcerias.

 

Eis um pequeno resumo de como funcionam as leis de incentivo:

 

ProAC ICMS
Empresas contribuintes do ICMS podem investir até 3% do ICMS devido e ter 100% do valor investido descontado do total a recolher por esse imposto.
Basta a empresa se credenciar junto à Secretaria da Fazenda, pela internet mesmo, no endereço www.pfe.fazenda.sp.gov.br, e aguardar a aprovação de seu cadastro como patrocinador e a indicação do valor máximo de aporte permitido para sua empresa em um projeto cultural incentivado. saiba mais

LEI ROUANET:
Pessoas jurídicas podem investir até 4% do valor do Imposto de Renda e ter 100% do valor investido descontado do total a recolher por esse imposto.
Pessoas físicas podem investir até 6% do valor do Imposto de Renda e ter 100% do valor investido descontado do total a recolher por esse imposto).

 

Se estiver interessado em conhecer nossos projetos já aprovados, por favor entre em contato: teatro@centrodaterra.com.br ou pelo telefone: 11 3675 1595.