Arquivo

Infantil

LENDAS DA NATUREZA

ANA LUISA LACOMBE - CIA FAZ E CONTA

01/10/2017 a 08/10/2017

Domingo às 11h.

SOBRE A CIA FAZ E CONTA:
Ana Luísa Lacombe é atriz desde 1981, e vem dedicando-se à arte de contar histórias nos últimos 15 anos. Esta trajetória já lhe rendeu vários prêmios e o reconhecimento do público e da crítica especializada.

SOBRE O ESPETÁCULO:
Lendas da Natureza
Este espetáculo estreou em 2006 no Teatro Brasileiro e Comédia. 10 anos depois,
revisitamos nossa proposta. O novo olhar sobre a montagem trouxe mais uma história e limpou os adereços. Retiramos os elementos figurativos e apostamos numa narrativa mais mítica. Um mergulho na floresta Amazônica, contando mitos indígenas que falam das forças da natureza, num clima de magia e mistério. O espectador é envolvido numa narrativa ágil, pontuada por uma trilha sonora elaborada. A encenação é feita com poucos adereços feitos com elementos naturais: chocalhos de povos indígenas, pau de chuva, galhos, tecidos. A força das histórias está na palavra.

 

 

SINOPSE:
Lendas da Natureza.
A primeira história chama-se a “Árvore de Tomorumu” do povo wapixana e trata
do mito da “Grande Árvore” ou “Árvore Mãe”, a provedora de todos os frutos: Uma
pequena cutia encontra esta árvore imensa na floresta e, comendo seus frutos, volta todos os dias para a aldeia com sua fome saciada. Os índígenas, curiosos, querem saber onde ela se alimenta e resolvem segui-la. Quando se defrontam com a bela árvore ficam encantados, mas não saberão cuidar dela até serem castigados por Tominikare, o criador de todas as coisas.

A segunda história é o mito “A Primeira Água” do povo Maué. Conta como o feiticeiro Jeju e sua mulher a Traíra criaram por meio de magia a primeira água. O
curumim Sucuri Pacu descobre o segredo e sua descoberta irá provocar o nascimento dos rios, lagos, lagoas e igarapés.

A Boiúna surge como moradora das profundezas do rio e é representada por um
tecido azul. Ela e o Curupira serão personagens da última história: “Begorotire, o Homem Chuva”. Um homem, injustiçado por sua tribo, abandona sua aldeia e, com a família, vai morar no céu. Sua ira não se aplaca, e é ela quem provoca a primeira chuva de que se tem notícia. Begorotire envia sua filha para ensinar seu povo a plantar e colher seus alimentos.

 

 

FICHA TÉCNICA
Lendas da Natureza.
SELEÇÃO E ADAPTAÇÃO DOS MITOS INDÍGENAS: Ana Luísa Lacombe
DIREÇÃO E TEXTO FINAL: Simone Boer com Ana Luísa Lacombe
TRILHA E DIREÇÃO MUSICAL: Sérvulo Augusto
MÚSICA DA CHUVA: Gustavo Kurlat
ILUMINAÇÃO: Alexandre Zullu
FOTOS: Thiago Cardinalli
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Fátima Rocha
REALIZAÇÃO: Faz e Conta

 

 

*COMPRE SEU INGRESSO

INGRESSO 01|10|2017

INGRESSO 08|10|2017